Bem-vindos ao Consulado-Geral de Portugal em Düsseldorf

Lorem

 @City of Duesseldorf

 

Aqui encontrará informações importantes sobre os serviços disponíveis, os procedimentos a seguir e a atividade do Consulado-Geral de Portugal em Düsseldorf.

Desejamos-lhe uma agradável visita!

Mais notíciasNotícias

programa regressar webinar

O Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante em colaboração com a Embaixada de Portugal na Alemanha, organiza no próximo dia 30 de novembro, às 18 horas (hora da Alemanha), um Webinar/Sessão de Informação sobre as medidas de apoio que integram o Programa Regressar, dirigido a todos os emigrantes e seus familiares interessados em participar.

O Programa Regressar constitui-se como um programa estratégico de apoio ao regresso a Portugal de trabalhadores portugueses que tenham emigrado, bem como dos respetivos familiares, através de um conjunto de medidas de apoio que estimulem e facilitem o seu regresso.

Em dezembro de 2020, através da RCM 124/2020, o Governo prorrogou o Programa Regressar até 2023, tendo em consideração o interesse e procura muito significativas que tem, inclusive durante o contexto atual de crise pandémica e incerteza económica. Decidiu ainda reforçar os instrumentos de política pública integrados no Programa Regressar bem como prolongar o mandato do Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante enquanto estrutura responsável pela sua operacionalização e acompanhamento.

O Programa Regressar envolve todas as áreas governativas e integra as seguintes áreas de intervenção:

  • Divulgação de ofertas de emprego, visando assegurar um ingresso mais rápido no mercado de trabalho, mediante a disponibilização de meios para que os cidadãos abrangidos pelo Programa possam procurar e manifestar interesse em ofertas de emprego, antes da sua fixação em Portugal;
  • Educação, formação profissional e ensino superior, disponibilizar respostas de formação e/ou reconversão profissional para os cidadãos abrangidos pelo Programa, direcionando as respostas para processos de recrutamento em Portugal e incentivar o regresso e a fixação de estudantes em Portugal, através do contingente especial para candidatos emigrantes portugueses e familiares;
  • Mobilidade geográfica e Apoios ao Emprego, incentivar o regresso e a fixação de emigrantes em Portugal, através da implementação de uma medida de apoio financeiro, designada por Medida deApoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal.
  • Fiscalidade, a medida de apoio fiscal a ex-residentes terminou em dezembro de 2020 tendo o Governo decidido promover as iniciativas legislativas conducentes à sua prorrogação até 2023.
  • Reconhecimento de habilitações académicas e qualificações profissionais, criar condições para que os processos de reconhecimento das habilitações académicas obtidas fora de Portugal, sejam concluídos de forma mais célere e eficaz.
  • Investimento: apoiar as intenções de regresso que comportem um potencial de micro e pequeno investimento, através da disponibilização de uma linha de crédito de apoio ao investimento empresarial e criação de novos negócios em território nacional.

Mais informações sobre o Webinar/Sessão de Informação e Inscrições em:

www.programaregressar.gov.pt

info@programaregressar.gov.pt

ln

machado

Numa cerimónia que contou com o generoso patrocínio do Grupo Frango Português, a Cônsul-Geral em Düsseldorf prestou homenagem, no dia 25 de setembro, às duas alunas portuguesas do Estado da Renânia do Norte e Vestefália que receberam prémios de mérito atribuídos pela Embaixada em Berlim em 2020.

Junto das respetivas famílias e amigos, e na presença do Conselheiro das Comunidades Manuel Machado, do Coordenador do Ensino Português na Alemanha Dr. Rui Azevedo e da Docente de Apoio Pedagógico da NRW Catarina Lourenço Grimm, Mariana Coimbra (Prémio de Mérito Santander) e Jenny Amaral Costa (Prémio de Mérito Montepio Geral) agradeceram as bolsas recebidas e que reconhecem o esforço das famílias, que persistiram em conduzi-las às escolas onde frequentaram aulas de português, quer ministrados pelo Instituto Camões, quer na modalidade de Herkunftsprache facultados pelo Estado alemão. Ambas reconheceram a importância do domínio do nosso idioma para ligação à cultura de origem, aos familiares e para os seus futuros profissionais.

A Cônsul-Geral enalteceu o sucesso escolar destas jovens compatriotas que simboliza também o sucesso da integração dos portugueses e lusodescendentes na Alemanha.

Decorrem de 1 de outubro a 12 de novembro as candidaturas à edição de 2021 do programa de Prémios de Mérito. Mais informações disponíveis AQUI

logo pnaid2021

Os Encontros PNAID, que dão continuidade aos Encontros de Investidores da Diáspora realizados desde 2016, são uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Valorização do Interior. Em 2021 os Encontros PNAID irão decorrer em Fátima, nos dias 9 a 11 de dezembro, coorganizados pela Câmara Municipal de Ourém e a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Estes serão os primeiros Encontros desde que foi aprovado o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), em 2020, com o objetivo de promover o investimento da diáspora, em especial no interior do país, bem como as exportações e a internacionalização das empresas nacionais através da diáspora. 

Sob o lema “INVESTIMENTO DA DIÁSPORA, um investimento com marca”, os Encontros têm como finalidade fornecer, a empresários portugueses no estrangeiro interessados em investir em Portugal, informação sobre áreas-chave das políticas públicas do país. Esta iniciativa tem também como objetivo proporcionar aos participantes informação sobre oportunidades e medidas de apoio ao investimento em Portugal e à internacionalização através da diáspora, e facultar-lhes um espaço de apresentação dos seus projetos, interação, conhecimento, partilha de experiências e boas práticas, parcerias e oportunidades de negócios.

Assim, o evento assume-se como catalisador do estímulo ao empreendedorismo para a concretização de novas iniciativas empresariais em território nacional, consubstanciando-se numa poderosa força económica, social e cultural com uma contribuição determinante para aumentar a coesão nacional e a competitividade da economia portuguesa.

Inscrições, Programa e outras informações sobre o evento podem ser consultadas aqui.

pt sprache

Por ocasião do Trio de Presidências da UE Alemanha-Portugal-Eslovénia 2020/2021, a Rede Europeia Alemã destaca o papel do multilinguismo na Europa e a sua importância para a União Europeia e os seus estados membros com a série de conferências digitais "Europa. Deine Sprachen", a Rede Europeia de Alemão destaca o papel do multilinguismo na Europa e a sua importância para a União Europeia e os seus estados membros. No seguimento da Presidência da UE, a série de conferências prossegue agora sob o lema "Portugal e a sua língua no mundo" e convida virtualmente a Lisboa no dia 23 de Junho. Inscrições aqui.

Os temas da noite incluem o tratamento da "língua" em organizações internacionais, um olhar sobre o povo português e a sua língua no Luxemburgo, bem como a Sociedade Alemã-Portuguesa e os seus esforços para aprofundar as relações amigáveis entre os dois países Alemanha e Portugal e os seus cidadãos. Por último, mas não menos importante, trata-se também da língua portuguesa na literatura, entre outras coisas com a pergunta: o que resta da magia desta língua através da tradução (alemã)?

Entre os convidados contam-se

- Dr. José Manuel Barroso, antigo Presidente da Comissão Europeia

- Embaixador Francisco Ribeiro Telles, Secretário-Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

- Embaixador João Ribeiro de Almeida, Presidente do Instituto Camões

- Afonso Reis Cabral, escritor português
   

O evento será interpretado e transmitido via Zoom. O programa completo aqui.

***

Anlässlich des europäischen Trio-Ratsvorsitzes Deutschland–Portugal–Slowenien 2020/2021 beleuchtet das Europanetzwerk Deutsch mit der digitalen Konferenzserie „Europa. Deine Sprachen.“ die Rolle von Mehrsprachigkeit in Europa und deren Bedeutung für die Europäische Union und ihre Mitgliedsstaaten. Dem EU-Ratsvorsitz folgend, zieht die Konferenzserie nun unter dem Motto „Portugal und seine Sprache in der Welt.” weiter und lädt am 23. Juni virtuell nach Lissabon ein. (Das aktuelle Programm ist anbei.)

Zu den Themen des Abends gehören der Umgang mit „Sprache“ in internationalen Organisationen, ein Blick auf Portugies*innen und ihre Sprache in Luxemburg sowie auf die Deutsch-Portugiesische Gesellschaft und ihr Bestreben, die freundschaftlichen Beziehungen zwischen den beiden Ländern Deutschland und Portugal und ihren Bürger*innen zu vertiefen. Nicht zuletzt geht es auch um die portugiesische Sprache in der Literatur, unter anderem mit der Frage: Was bleibt von der Magie dieser Sprache durch die (deutsche) Übersetzung?

Zu den Gästen zählen unter anderem:


- S. E. José Manuel Barroso, ehemaliger Präsident der EU-Kommission

- S. E.  Francisco Ribeiro Telles, Botschafter, Generalsekretär d. Gemeinschaft der portugiesischsprächige Länder (CPLP)

- S. E. João Ribeiro de Almeida, Botschafter, Präsident des Instituto Camões

- Afonso Reis Cabral, portugiesischer Schriftsteller
   

Die Veranstaltung wird verdolmetscht und via Zoom gestreamt. 

Marcações prévias obrigatórias

ATENÇÃO: As marcações para as permanências consulares (Meschede, Emsdetten, Bonn) continuam a ser feitas por telefone, e-mail ou pelo Messenger da página de Facebook do Consulado-Geral. 

 

Marcações online para o Consulado-Geral em Düsseldorf

clique aqui
agendamentoonline 1

ATENÇÃO: A marcação só está confirmada se receber um e-mail de confirmação. Se fez uma marcação e não recebeu o e-mail, contacte-nos para consulado.dusseldorf@mne.pt, de modo a podermos verificar se está devidamente marcado. Não são aceites printscreens como prova de marcação e os utentes não serão atendidos se não constarem da lista de agendamentos.

 

interrogacao

Como fazer?

Vistos

vistosonline 1

Contactos

Friedrichstrasse 20
40217 Dusseldorf

+(4 921 1) 138 780
consulado.dusseldorf@mne.pt
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas
logo camoes berlim3

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

logotipo gee

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

 ppue 2

pnaid 2