Já se encontram disponíveis os editais de convocação dos cidadãos portugueses de ambos os sexos, nascidos durante o ano de 2005 para cumprimento do Dia da Defesa Nacional, através da DGRDN (Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional).

O DDN (Dia da Defesa Nacional) visa sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional e divulgar o papel das Forças Armadas e decorre nos CDDN (Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional), sediados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas.

Durante o Dia da Defesa Nacional são desenvolvidas atividades destinadas a sensibilizar os jovens para a importância da Defesa Nacional e para o papel e missão das Forças Armadas Portuguesas, assim como ações de formação sobre:

  • A Defesa Nacional
  • As missões essenciais das Forças Armadas, a sua organização e os recursos que lhes estão afectos
  • As formas de prestação de Serviço Militar e as diferentes possibilidades de escolha para quem queira prestar serviço efectivo

A comparência ao DDN é um dever militar para todos os cidadãos portugueses com mais de 18 anos de idade.

Os cidadãos portugueses, de ambos os sexos, nascidos no ano de 2005, que residam legalmente no estrangeiro, com caráter permanente e contínuo, há mais de 6 meses, ou que tenham nascido no estrangeiro e aí permaneçam, no que respeita ao cumprimento do dever militar de comparência ao Dia da Defesa Nacional, devem escolher, até 31 de Março de 2024, uma das seguintes opções:

Marcação de Convocação: Solicitar a marcação de dia para cumprimento do dever militar de comparência ao DDN.

Requerer Dispensa de comparência ao DDN.

Mais informações no website do Balcão Único da Defesa ou também em língua alemã AQUI.

Desde o dia 01 de janeiro de 2017, a Cédula Militar foi substituída pelo formato “virtual”. Atualmente os/as cidadãos/ãs acedem à cédula militar através do seguinte link https://bud.gov.pt/ddn/cedula/emitir.html.

O sistema gera a cédula em pdf e a mesma é enviada para o e-mail do cidadão que esteja registado na base de dados.

Caso não exista indicação prévia do respetivo e-mail, o cidadão deverá solicitar a atualização dos seus dados através do e-mail ddn@defesa.pt.

  • Partilhe