Eleições legislativas 2022

Informam-se os eleitores recenseados na Comissão Recenseadora de Düsseldorf que o voto nas eleições legislativas de 30 de janeiro de 2022 se pode realizar por via postal ou presencialmente nas instalações do Consulado-Geral. Caso os eleitores não manifestem a sua intenção de votar presencialmente até à data de publicação do Decreto Presidencial que convoca as eleições (por e-mail para consulado.dusseldorf@mne.pt), então o voto será por correspondência e o boletim de voto é enviado para a morada que consta do cartão de cidadão.

Sugere-se uma consulta antecipada do local onde se encontra recenseado.

O recenseamento eleitoral e a respetiva atualização (p.ex. de morada) é suspenso a 1 de dezembro de 2021 e retomado apenas após as eleições legislativas de 30 de janeiro. As listagens das alterações ocorridas nos cadernos de recenseamento estarão disponíveis para consulta nas instalações do consulado-eral entre 22 e 27 de dezembro de 2021, para efeitos de consulta e reclamação dos interessados.

Pode consultar AQUI diversas questões frequentes relacionadas com o voto nas eleições legislativas. 

Nos termos do art.º 70.º-E da Lei Orgânica n.º 3/2018, o voto antecipado por parte dos cidadãos portugueses recenseados em Portugal e que aqui se encontram deslocados temporariamente será exercido nas instalações do Consulado-Geral em Düsseldorf entre os dias 18 e 20 de janeiro de 2022, durante o horário de funcionamento, que pode consultar AQUI.

 

Eleições presidenciais 2021

Resultados na Mesa de Voto de Düsseldorf

resultados pr 21

 

Confirme onde se encontra recenseado: https://www.recenseamento.mai.gov.pt/

 

Voto antecipado, de 12 a 14 de janeiro, para ELEITORES DESLOCADOS NO ESTRANGEIRO – Se está inscrito no recenseamento eleitoral português em território nacional e se encontra deslocado no estrangeiro, por imperativo decorrente das suas funções profissionais, ou em tratamento, e por esse motivo está impedido de se deslocar à Assembleia de Voto no dia da eleição. Saiba mais no Folheto informativo

O voto antecipado realiza-se presencialmente nas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Düsseldorf, não carecendo de marcação prévia, entre os dias 12 e 14 de janeiro, durante os horários de atendimento que pode consultar aqui

 

Voto presencial nos dias 23 e 24 de janeiro 

Os cidadãos nacionais recenseados na área de jurisdição de Düsseldorf (confirme aqui) podem votar presencialmente nas instalações do Consulado-Geral - Friedrichstr. 20, 40217 Düsseldorf, entre as 8h e as 19h de dias 23 e 24 de janeiro.

Conheça o espécime de Boletim de Voto. Nota: Pelo Acórdão 773/2020, de 30 de Dezembro, proferido pelo Tribunal Constitucional, não foi admitida a candidatura apresentada por Eduardo Nelson da Costa Baptista, pelo que serão considerados nulos os votos dos boletins que tenham cruz nesse candidato.

A circulação dos cidadãos eleitores dos seus locais de residência habitual até aos locais de funcionamento das mesas de voto é permitida, na medida em que constitui uma razão válida de deslocação, e, por conseguinte, não abrangida pela eventual aplicação de regras restritivas da circulação pública, emitidas ao abrigo das competências que cada Estado federado dispõe nesta matéria. Todavia, aconselham-se vivamente os eleitores a informarem-se sobre quais estas sejam no momento em que se deslocam. Disponibilizamos aqui a declaração da Embaixada de Portugal em Berlim relativa às deslocações dos eleitores para exercício do direito de voto junto dos postos consulares portugueses na Alemanha.

Consulte mais informações sobre as eleições presidenciais de 2021, designadamente as recomendações para votar em segurança em contexto de pandemia, no website da Comissão Nacional de Eleições.

 

Editais

pr e6 locais e horarios

pr e8 alvara nomeacao membros da mesa

edital candidatura nao admitida

pr e4 mapa definitivo das assembleias e seccoes de voto

pr e7 designacao dos membros da mesa

pr e2 candidaturas definivamente admitidas0001

pr e2 candidaturas definivamente admitidas0002

pr e2 candidaturas definivamente admitidas0003

  • Partilhe